sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ecos imateriais | Templo Bahá'í do Chile

Templo Bahá'í- Chile. Imagem: templobahá'i.org
A memória é intrigante e a realidade, cíclica. Há alguns bons anos, trabalhava na revista Projeto em São Paulo, editando a seção Revistas & Revista e me deliciando nas páginas das publicações estrangeiras de arquitetura, urbanismo e design, buscando e pinçando projetos, detalhes, homenagens, produtos e concursos a serem noticiados. Alguns dos projetos e episódios ali comentados ficaram na minha memória.  Um deles era o de um templo Bahá’í, em Nova Déli, na Índia. Lembro-me de suas delicadas pétalas em forma de lótus que me remeteram à belíssima Ópera de Sidney (projeto arquitetônico do arquiteto Jørn Ytzon e projeto estrutural do escritório Ove Arup de Londres. 

Templo Bah'á'í em Déli, Índia. Imagem: Wiki
Sidney Opera House, Wikipedia
Naquela ocasião, comecei o artigo enfatizando o significado esotérico do número nove, já que o edifício tinha nove pétalas, nove entradas. Nove, símbolo da perfeição e da completude. Todas as Casas de Adoração Bahá’i são abertas a todos os credos, têm nove entradas e um átrio central, simbolizando a diversidade da raça humana e sua unidade essencial. 

Templo Bahá'i, Chile. Imagem: http://nosnochile.com.br
Com o tempo, vi outros projetos de templos Bahá’í (oito no mundo e o do Chile é o nono), sempre através das revistas de arquitetura. O mais recente deles, porém, chamou minha atenção, não só pela forma, mas também pela atmosfera, leveza e pelos materiais responsáveis pelo belo jogo de luz: vidro borossilicato e um tipo especial de mármore português.   
Recém-inaugurado na região metropolitana de Santiago do Chile, este é o primeiro templo na América do Sul e o nono da organização Bah'á'i. É resultado de um concurso lançado em 2003 e vencido pelo arquiteto Siamak Hariri do escritório Hariri Pontarini Architects de Toronto, no Canadá, selecionado entre 180 projetos de 80 países diferentes. Inaugurado em outubro de 2016, o templo explora a luz como símbolo do divino. Templo e parque convidam à reflexão, ao silêncio e à contemplação.

 Templo Bahá'í- Chile. bahá'i.org. Foto: © Daniela Galdames

Construída para resistir a terremotos e fortes ventos, a obra já foi elogiada e premiada pela inovação em materiais, uso da tecnologia e estrutura. Para os arquitetos, a honraria veio de instituições de renome, como o prêmio de Inovação em Arquitetura do Inst. de Arquitetura do Canadá (Royal Architectural Institute of Canada (RAIC). Dizem os frequentadores que para eles, o prêmio é, simplesmente, a emoção e a serenidade despertadas no encontro com o inefável.

Templo Bah'á'i. Imagem:nosnochile.com.br

Para sentir e ouvir o próprio autor do projeto falando de sua obra, assista aqui ao vídeo do TED. Neste vídeo da Chilevisión, você tem uma ideia do que é o templo: situação, implantação, jardins, materiais, domo e translucidez. 
 

 
Iinauguração do Templo Bahá'í em Santiago do Chile. Fonte: Chilevisión.

O que é a religião Bah'á'i: A religião Bah'á’i reúne indivíduos de todas as classes sociais, origens religiosas e estilos de vida. Seu objetivo é a espiritualização do homem, a união e a fraternidade entre todas as religiões, raças e nações do mundo. Suas atividades incluem grupos de estudo, cerimônias de adoração e serviços à humanidade, em ações comprometidas com a busca da paz e da justiça. Bahá'u'lláh, que significa “A Glória de Deus” em árabe, é o título adotado por Mírzá Husayn 'Alí Núrí (1817-1892), fundador da religião e filho de um nobre iraniano de Teerã. Em meados do século XIX, ele dizia que todas as grandes religiões advêm de uma mesma fonte divina e que a Terra é a casa de toda a humanidade, seus cidadãos. Daí, a necessidade da igualdade e da convivência harmoniosa entre todos. 
 
Referências: 
https://www.ted.com/talks/siamak_hariri_how_do_you_build_a_sacred_space/transcript?language=en#t-13157

2 comentários: