quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ecos Culturais | Imagem como evidência

Peter Burke. Imagem: Divulgação.

Doutor pela Universidade de Oxford e professor emérito da Universidade de Cambridge, o historiador inglês Peter Burke (1937) é conhecido como um dos grandes estudiosos da história da cultura e do conhecimento. Lembro-me de uma declaração sua, feita durante uma das edições da FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty, quando surpreendeu o público ao elogiar a Wikipédia. Disse ele que enciclopédias, em geral, sempre foram entendidas como reunião de conhecimentos, mas ressaltava a atitude positiva da própria Wikipédia em admitir e alertar seus leitores sobre o fato de que seus artigos podiam não ser totalmente corretos. Segundo o historiador, isso ajudava (e ajuda) os jovens a perceberem que não deveriam acreditar em tudo o que leem.
Muito menos em tudo o que veem e ouvem, eu acrescentaria.

Autor de vários livros como O que é a História do Conhecimento (Unesp), Uma História Social da Mídia (Zahar), Uma história Social do conhecimento I-De Gutenberg a Diderot (Zahar) e Repensando os Trópicos (Unesp), este último em coautoria com sua esposa, a também historiadora brasileira Maria Lucia Pallares-Burke, Peter Burke está em São Paulo para uma conferência sobre a imagem como evidência histórica, em comemoração aos 30 anos do Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem) e da Editora Unesp.
  
O evento é aberto ao público e será mediado pela historiadora Mary Del Priore. A programação também destaca o lançamento do seu livro Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica.
Para participar do evento, as inscrições podem ser feitas aqui. Felizmente, para não penalizar quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo através do endereço http://www.tv.unesp.br/cedem .

Conferência: Interrogando a testemunha: imagens como evidência
Palestrante: Peter Burke
Onde: Auditório da Editora Unesp e Cedem (Praça da Sé, 108 - 7º a.– Centro – São Paulo).
Quando: Quarta-feira, 7 de junho, às 18h30. 

Referências:
http://emkt.editora.unesp.br/emkt/tracer/?1,4192712,bfbdfde8,2468

Nenhum comentário:

Postar um comentário