segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Paisagem Construída | Abrigos de bicicletas preservados



Em um dos inúmeros boletins que recebo, achei um assunto interessante que combina mobilidade urbana, patrimônio histórico, história da arquitetura e Nicholas Pevsner. 

Achou estranho? Bem, Pevsner iniciava seu livro (de 1943) An Outline of European Architecture dizendo: "a bicycle shed is a building; Lincoln Cathedral is a piece of architecture”. Na época, o início do moderno sistema de preservação da Inglaterra.    

Hoje, 2016, 15 abrigos de bicicletas estão protegidos por algum grau de preservação, seja como estruturas isoladas ou como parte de um edifício preservado.  Afinal, todo ciclista sabem da importância de ter um lugar seguro e coberto para guardar sua bicicleta. Melhor ainda se forem edifícios históricos. Ou não? Veja por você mesmo alguns exemplos: 
1-St Catherine’s College, em Oxford 

Fotos: Jamie O. Davis, in Historic England blog
 Construído em 1961-6, o edifício circular de tijolos e com cobertura plana de vidro translúcido é descrito como um abrigo modernista de bicicletas, simples e sofisticado. Foi construído junto ao também protegido St. Catherine’s College, em Oxford. 

2. Waterlow Court, Hampstead Garden Suburb, em Barnet, Londres. 
 Fotos: Pat Payne, do Historic England Blog.
 Outro abrigo também de tijolos e coberto de telhas, obra do arquiteto do movimento Art and Crafts M H Baillie Scott, em 1908-9.  

3. Westcliff Library, Southend on Sea, Essex  
  Aqui a biblioteca (1958-60) do arquiteto PF Burridge incorpora um anexo para bicicletas. Na frente do edifício da biblioteca, o anexo situa-se em um local pavimentado com bancos e jardineiras na parte dianteira e um pátio no fundo.   

4- E last, but not least… a famosa Biblioteca Britânica, em Londres.  
No conhecido edifício de tijolos vermelhos, perto da entrada foi integrado um abrigo para bicicletas, além de um estacionamento para elas em outro lugar no o mesmo complexo.

Mais do que nunca bicicletas e edifícios, mobilidade e cidade devem conversar e se entender, com foco na saúde, no bem-estar, na qualidade de vida. Mesmo nos projetos atuais de edifícios residenciais e de escritório, a bicicleta tem conseguido seu lugar garantido. O autor sugere que talvez, o futuro, preserve alguns dos abrigos de bicicletas de hoje. 
Baseado no texto de Emily Gee  da organização Historic England.   

Referências: 
https://heritagecalling.com/2016/06/04/a-bicycle-shed-is-a-listed-building/
Todas as imagens são do Boletim Historic England

    

2 comentários:

  1. Cultura à flor da pele.
    Sustentabilidade em nossas mãos.
    Respeito aos que aderem a essa forma de mobilidade.
    Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ana. Que bom vê -lá sempre por aqui.... abraços

    ResponderExcluir