quarta-feira, 11 de maio de 2016

Memória, Arte & Cultura | Charlie Chaplin ganha museu na Suíça


Imagem:www.bbcamerica.com

De modo geral, a Suíça é um colírio para os olhos com suas inumeráveis lindas paisagens e cidades, como se tivessem saído das fotos de um calendário... Vevey entre Lausanne e Montreux, é uma delas. Situa-se às margens do lago Léman ou lago Genebra e mostra paisagens deslumbrantes - lagos, montanhas, ruas estreitas, flores e arquitetura aconchegante. Um destino turístico deliciosamente lindo. 
Agora, além da sede da Nestlé, a cidade de Vevey sediará um Museu (patrocinado também pela Nestlé) dedicado à obra do ator, comediante e cineasta autor britânico, Charles Chaplin (1889-1977). Carlitos dispensa apresentações, criador que é de obras clássicas como Luzes da Cidade, Luzes da Ribalta, Em busca do Ouro, O Grande Ditador, O vagabundo, Vida de Cachorro, O Garoto, Tempos Modernos, ...entre tantos outros.

Falando nisso, há alguns anos, quando ainda trabalhava no Departamento do Patrimônio Histórico – DPH, da Prefeitura de São Paulo, fizemos uma viagem a São José do Barreiro, para conhecer as fazendas históricas de café da região do Vale do Paraíba. À noite, íamos para a praça da cidade conversar, tocar violão e brincar de... mímica de nomes de filmes!  Agora, adivinhem:
- Adivinhem qual foi a mímica mais perfeita (o adjetivo é por minha conta): filme de Chaplin.
- Adivinhem quem fez a mímica: 'Euzinha'...
- Adivinhem qual o filme: Tempos Modernos...
- Adivinhem qual a cena retratada: aquela clássica cena em que o ator, em função  do trabalho repetitivo nas engrenagens da fábrica, deixa a linha de montagem gesticulando como se continuasse a apertar parafusos...A mímica durou exatos dois segundos.
- Adivinhem qual foi a equipe vencedora: Claro, somando dois mais dois, vocês chegarão à minha equipe...            
Antiga mansão de Chaplin, em Vevey, Suíça. Imagem: blogchaplin.com
Bom, voltando ao Museu Chaplin. O museu temático ocupará a casa de campo em que o autor viveu os últimos 25 anos de sua vida, o “Manoir de Ban", em Corsier-sur-Vevey, em meio a um parque de 14 hectares, entre o lago e os Alpes suíços. A mansão neoclássica foi refúgio da família, por 25 anos, após o ator ser banido dos EUA, no início dos anos 1950, vítima da política anticomunista de caça às bruxas. 
Museu Chaplin. Imagem: dw.com
 A ideia é do empresário canadense Yves Durand, que a concretizou após 15 anos com a inauguração do Museu Chaplin, ou "Chaplin's World by Grévin", em data que celebraria o 127° aniversário do ator, em abril último.
Museu Chaplin. Imagem: dw.com
 Yves Durand desenvolveu o museu com projeto do arquiteto Philippe Meylan. Além do interior da casa, completamente reformado, as instalações incluem um novo edifício-estúdio, uma sala de cinema com 150 lugares, quase uma centena de filmes, 15 mil fotografias, objetos de decoração como móveis de sala e piano, além, é claro, de toda a parafernália de um museu do século 21. 

Referências: 
http://www.dw.com/pt-br/museu-sobre-charlie-chaplin-%C3%A9-inaugurado-na-su%C3%AD%C3%A7a/a-19192291
https://blogchaplin.com/2014/04/10/museu-charles-chaplin-the-modern-times-museum-grandiosidade-e-humanitarismo-na-mansao-chaplin/ 
http://www.chaplinsworld.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário