domingo, 27 de março de 2016

Vida & Yoga | Yoga e transformação real


Ciência antiga, plena de sabedoria e harmonia, o yoga me abriu caminhos nunca imaginados e alguns personagens foram fundamentais para isso. Como já mencionei aqui no blog o professor Hermógenes foi uma dessas pessoas.  Ver Ao mestre Hermógenes, com carinho. 
Prof. Hermógenes sempre alertava seus leitores contra a normose, doença do homem que vive de acordo com os padrões de uma sociedade desequilibrada. Isto não lhe soa extremamente familiar, nos dias que correm? 
Pois bem. Hermógenes agia de acordo com o que falava e pensava. Coerência entre pensamento, discurso e ação na prática do bem, do amor, da tolerância, da não–violência, princípio primeiro do yoga. Era o que mais me encantava nele - sua coerência em um trabalho constante em prol do amor, através dos princípios básicos da ética do yoga: a série de yama e niyama. 
Praticava, propunha e fazia yoga, não para se tornar melhor que os outros, mas para se fazer “melhor para os outros”. Vivia o que pregava, através da dificílima proposição de Sathya Sai Baba, "entrego, confio, aceito e agradeço” e buscava praticar o apelo feito há 2000 anos “sede logo perfeitos”, daí o título daquele primeiro livro que escreveu, na década de 1940: Autoperfeição com hatha yoga.
 
Também recebi sua influência indireta, em outra fase da vida, quando eu participava de um trabalho voluntário ligado a meninos infratores/carentes, no âmbito do Projeto YAM, coordenado pelo homeopata e professor de yoga Cesar Devesa, de São Paulo, a quem também sou grata por tê-lo conhecido e pela oportunidade de trabalho e aprendizado. 
Durante uma das aulas dentro do projeto YAM, junto com os alunos, assistimos a um filme emocionante, denominado Do Lodo ao Lótus. O filme baseava-se em fatos reais e mostrava a história de Luis Henrique Gusson Coelho, preso em Natal - RN, por formação de quadrilha, estelionato, sequestro e assassinato. Condenado a 15 anos de prisão, Gusson começou sua transformação a partir do contato com o yoga, através do livro Autoperfeição com Hatha Yoga. O próprio Hermógenes chegou a visitá-lo para uma conversa. Profundamente modificado, o presidiário começou a dar aulas aos demais companheiros de infortúnio mostrando e compartilhando o poder de transformação do yoga.  
Veja o vídeo e constate o poder de transformação dessa ciência milenar, quando praticada com seriedade e compromisso.  

Vídeo: Do lodo ao lótus, parte 1. O caso Gusson.

  Vídeo: Do Lodo ao Lotus, parte 2.  O caso Gusson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário