sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Paisagem Construída: Arte Urbana


Milhares de coletes na instalação do artista chinês Ai Weiwei. Berlim
Foto: Oliver Lang /Cortesia konzerthaus Berlim.
Coletes salva-vidas são o mote da instalação-denúncia do artista contemporâneo, cineasta, arquiteto e ativista chinês Ai Weiwei (1957), que reuniu 14.000 desses coletes da ilha de Lesbos, na Grécia, onde milhares de refugiados aportaram após a dura travessia por mar. Objetivando chamar a atenção para essa crise humanitária, representou, através dos salva-vidas, as incontáveis vidas alteradas. Seu instagram também traz centenas de fotos e vídeos dos refugiados, em busca de asilo. 

Instalação de Ai Weiwei em sala de concertos alemã.
 Foto: Oliver Lang / Cortesia konzerthaus Berlim.
O artista envolveu os seis pilares da entrada principal da sala de concertos Konzerthaus, em Berlim, com os coletes de cor laranja. Cada um foi amarrado ao outro e depois fixado nas colunas; cada um representa a vida de alguém, homem, mulher ou criança, cuja chegada em Lesbos é apenas o começo de uma nova e difícil fase. A instalação foi realizada em fevereiro 2015.   
Ai foi também consultor artístico do escritório suíço dos arquitetos Herzog & De Meuron, para o projeto do Ninho de Pássaro, o estádio de Pequim para os Jogos Olímpicos de 2008. 
https://www.artsy.net/artist/ai-weiwei  

Nenhum comentário:

Postar um comentário